sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Instituto Rio Moda entrevista DAN STROUGO (LogoChef)

O sócio fundador do LOGOCHEF.COM.BR, foi o facilitador do workshop realizado esta semana pelo Rio Moda. Dan Strougo abordou a importância do Design para o sucesso da marca. Para ele a moda é um universo muito dinâmico, já que o consumidor está em constante mudança. “O gênero ficou no passado, quando uma pessoa pode almoçar no Fasano e comer um queijo coalho na Lapa à noite, não podemos mais definir o público alvo por sexo, faixa etária e classe. É o fator comportamental que domina”, explicou Dan Strougo.

O facilitador enfatizou que as marcas exploram pouco os símbolos, valorizando mais o produto. Para ele é importante associar as duas coisas. “Não acredito em símbolo bonito ou feio, eu acredito na força do símbolo, pois divulgado por um tempo, ele passa a se associar à marca”, acrescentou o Designer, que orientou os participantes a criar a comunicação da mini coleção que eles desenvolveram para a Farm, com o seguinte questionamento: Porque os catálogos têm sempre o formato de revista?

A moda e design estão fortemente ligados e devem caminhar juntos, em uma relação de parceria. “Não coloque o Design como taxista, assim não se aproveita o potencial criativo, o Designer não é um prestador de serviços”, afirmou Dan acrescentando que o design comunica valores. Faz com que a gente ‘leia’ estes valores de forma mais direta. Sempre falamos no LogoChef em ‘afloramento de personalidade’, não impomos uma imagem, personalidade para a marca, nós apenas a revelamos.

A moda tem características bem peculiares, pois a sua personalidade costuma ser muito forte. Diferente de outros segmentos onde ainda prevalece uma visão de que a empresa é um meio para vender produtos. Quando a moda é um produto que se veste, ela manda mensagens sobre o que nós somos. “Muito bem, então o Design Gráfico está para as empresas, assim como a moda está para a pessoa. Os produtos de moda deixaram de ser algo unicamente funcional e ganharam um enorme valor simbólico”, concluiu Dan.

Estilo e Design se complementam e convivem no mesmo ambiente. Uma pessoa deve pegar um catálogo e apenas pelas cores, formato, toque, acabamentos e capa conceitual captar o Estilo que verá quando abri-lo. O Design pode não dar personalidade à marca, mas ele a aflora, explicita algo que já é inerente a marca. Afinal somos consumidores da imagem e produtos da marca.

Dan Strougo revelou que a experiência de facilitar o workshop para o Rio Moda foi extremamente enriquecedora. “A troca com um grupo tão eclético e disposto a botar a mão na massa, debater e aprender faz com que valorizemos a necessidade de sair da rotina de trabalho e compartilhar vivências com mais frequencia. Como designers, no LogoChef, sempre acreditamos no poder transformador do design como ferramenta que revela a personalidade das marcas e que permite, em última análise, que pessoas façam destas marcas parte de suas vidas. Não há maior recompensa para as marcas e estamos felizes de poder 'espalhar a receita', mesmo que de forma breve”, finalizou Dan Strougo.

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