segunda-feira, 26 de julho de 2010

Workshop - Design de Superfície




Nos dias 6 e 7 de Agosto rolou o Workshop de Design de Superfície. A facilitadora foi a designer super conceituada, Renata Rubim , e a realização aconteceu no incrível espaço da Fabrikat em São Cristovão.

Para entender um pouco mais sobre o conteúdo desse workshop, Renata Rubim respondeu algumas perguntas.


1) Como as tendências da moda podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de estampas criativas?

Exercitando o olhar. Não apenas o que entendemos como tendência, mas também a capacidade de transformar o simples e básico numa linguagem atual.

2) Quais são as “áreas” em que o design de superfície pode ser trabalhado dentro da indústria da moda?

Todas, absolutamente todas. Você pensa em tecido, pode pensar em estampa, textura e cor. Você pensa em malha, pode pensar em estrutura, material, etc. Bordados, aplicações, cores, composições as mais diversas. E assim por diante, estendendo para couros (sapatos, bolsas), acessórios. Onde houver uma superfície, ela pode receber um tratamento, um projeto. O design de superfície é o projeto para qualquer superfície.

3) Como referências do campo do design especificamente, podem ser traduzidas em uma coleção de moda? (estampas, acessórios e etc)

Temos visto muitas referências arquitetônicas e de design nas últimas coleções, assim como referências étnicas e regionais. Um olhar bem treinado vê referências em todos os lugares, na paisagem, no entorno, nos detalhes ou no todo.
O workshop também terá como foco principal ensinar o conhecimento de como se obter um “rapport”. Isso se dará através de exercícios interessantes e lúdicos.

Nenhum comentário: