sexta-feira, 23 de julho de 2010

Workshop - Design de Moda e Cultura Material


Sábado, dia 24 de julho, o Instituto Rio Moda realizou o workshop de Design de Moda e Cultura Material, com Sheila Gies. O workshop tratou a Cultura Material e suas bases nos estudos de História da Arte e Arqueologia como uma abordagem recente no estudo da moda.
Essas são algumas respostas de Sheila, para questões que foram trabalhadas no sábado.

1) Como os valores da cultura brasileira são refletidos no design e na moda produzida no país?

Os valores da cultura brasileira que estão intrinsecamente refletidos no design da moda produzida no Brasil estão refletidos na nossa forma própria de sentir as cores, formas e texturas de acordo com os significado que estes elementos do design têm para nós na nossa trajetória de vida no contexto cultural brasileiro. É um universo de experiências que pode diferir muito de pessoa para pessoa em sua expressão no design, e ainda estar igualmente carregado de significados culturais brasileiros. Os valores da cultura brasileira não são facilmente visualizados no design de moda brasileiro, porque produzimos uma moda que tem características globais, não existe um estilo que possamos afirmar que é o estilo brasileiro de moda. Mesmo que usemos ícones da nossa cultura popular ou outro ícone reconhecidamente brasileiro como componente do design de moda brasileiro, isso não quer dizer que é moda brasileira, porque qualquer outro designer poderia usar os mesmos recursos sem estar necessariamente fazendo moda brasileira. É preciso fazer uma análise minuciosa de cada design para se identificar o que é brasileiro no design, o que não significa que seja exclusivamente brasileiro, porque esse reflexo pode ser subjetivo, são idéias, atitudes, entendimento, não apenas no produto, pode estar também no processo de desenvolvimento do design.

2) Você considera que o consumo de moda é um dos principais meios de externar os valores pessoais frente à sociedade?

Sim, claro. A moda serve de meio para a expressão de significados culturais, de forma consciente ou não, de acordo com a forma que o nosso próprio mundo é construído. É uma das formas mais signficativas porque nos vestimos com a moda, as roupas estão em contato direto com o nosso corpo, são parte da apresentação da pessoa como indivíduo no seu contexto social, e estão em constante evidência. Por causa disso, a capacidade que a moda tem de incitar sentimentos em quem veste ou observa é mais ponderosa que qualquer outro objeto.É a parte que se refere aos sentidos e à estética. É como sentimos a moda e a sua aparência que é a fonte de sua capacidade infinita de materializar mitos, moralidade, poder, valores, atitudes, comportamentos. A roupa tem a capacidade de construir a identidade visual pessoal e coletiva, o que está diretamente ligado aos padrões culturais.



3) A História da Arte é considerada uma grande fonte de pesquisa para o desenvolvimento da criação de moda. Como o resultado dessa pesquisa se reflete na moda contemporânea?

A História da Arte pode ser fonte de pesquisa para cor ou combinação de cores, para formas, linhas ou silhuetas, volumes, detalhes, recortes, estampas, texturas, composições, materiais. O resultado da pesquisa pode se refletir de forma explícita, no uso de imagens clássicas, como faz a designer inglesa Vivienne Westwood, mas tb pode ter características mais sutis, quando elementos originários da História da Arte são reinterpretados, usualmente referidos como releitura, o que prática no mundo da moda. Esse reflexo pode muitas vezes nem ser identificado como advindo da História da Arte para quem os vê ou usa, mas certamente favorece a criatividade da moda contemporânea.

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