Começou ontem (27.08) a segunda
edição do Rio Moda Discute Internacional,
que, desta vez, traz temas como Novos
Formatos de Apresentação de Coleção, Mídias
Sociais na Moda e Branding para o
Varejo de Moda.
O primeiro dia de debate teve
como pauta estes novos formatos, cada vez mais utilizados por marcas
contemporâneas de moda. A discussão contou com profissionais do mercado
nacional e internacional, que dominam e utilizam estes novos caminhos. Felipe Veloso, stylist de marcas como
Triya, Isabela Capeto e Patrícia Viera, Ricardo
Bräutigam, da Aüslander, Fábio Delai,
diretor da Cavallaria Filmes, e Yvan
Rodic, nome por trás do blog de street style, Face Hunter, participaram do
talkshow, mediado pela jornalista Alexandra
Farah.
Felipe Veloso abriu a noite de debate apresentando seu processo
criativo através de imagens de suas viagens de pesquisas e como estas ideias
são transportadas para as passarelas e para as fotos de campanhas.
O stylist também contou sobre sua
nova parceria com o site de vendas de artigos de luxo, Farfetch. Inovador, o projeto aposta em um desfile supertecnológico,
editado por ele, com peças das principais marcas do mundo. O fashion show
acontecerá no dia 3 de setembro, em São Paulo.
Questionado sobre as dificuldades
do mercado atual de moda e os desgastados formatos utilizados pelas marcas,
Felipe foi certeiro. “Vai sobreviver e se destacar aquele que tiver uma
identidade bem definida”.
O stylist ainda afirmou que para
a marca se diferenciar e despertar o desejo do seu consumidor é fundamental
buscar novos formatos, novos olhares e reeditar ideias.
Ricardo Bräutigam narrou a trajetória da Aüslander, marca
queridinha do público cool do eixo Rio-São Paulo e das celebrities, que conta
com uma loja própria no Rio de Janeiro, mas que já chegou às multimarcas no
Japão. O designer também ressaltou a
importância da aproximação da marca com o seu consumidor através de ações –
entre elas, a casa no badalado Festival de música Coachella. Vale também
lembrar as festas da marca no encerramento do Fashion Rio, que são consideradas
as mais disputadas a cada temporada.
Cadinho também afirmou que as
parcerias são um possível caminho para as marcas contemporâneas de moda.
Chevrolet, Rider e parceria com a estilista Lenny Niemeyer já fazem parte do
repertório da Aüslander, que completa nove anos.
“A partir destes novos formatos de
apresentação de coleção, a Aüslander conseguiu crescer e fechar parcerias e
patrocínios com marcas”, afirma o designer.
Fábio Delai, da Cavallaria Filmes, apontou o Fashion Film como um
formato inovador e criativo, já utilizado por marcas que buscam novos caminhos
para a sua apresentação. O diretor relembrou o desfile da Ellus na última
edição do São Paulo Fashion Week, que apresentou suas criações através de um
filme 3D. Ao final da apresentação, a mídia especializada pôde conferir de
perto as peças.
“Tenho certeza que o fashion film
vai se estabelecer como um formato a mais do que a foto, que temos hoje, para
divulgar campanhas e trabalhos de Moda”, aposta Fábio.
O diretor considera o formato
revolucionário, já que apresenta a peça com um maior detalhamento, e não apenas
com “efeito chapado” como nas imagens das tradicionais campanhas.
Sete anos à frente do Face Hunter, referência entre os blogs
de street style, Yvan Rodic frisou a
importância de trazer as marcas para a realidade do seu consumidor. O blogueiro
foi convidado por marcas como Giorgio Armani, Espirit e H&M para imprimir
um novo olhar, fresco e inovador, nas campanhas de Moda. Nestes projetos
audiovisuais, Yvan substituiu as modelos, que de nada se aproximam do real
consumidor das labels, por “pessoas
reais”, sempre presentes nas imagens do seu bem-sucedido blog.
Uma noite com importantes
questões levantadas e novos caminhos apontados para os profissionais do mercado
de moda. Teremos hoje o segundo dia do Rio Moda Discute Internacional, com o
talkshow “Mídias Sociais na Moda”.
Fotos: Pedro Bucher / Captei!
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