A coluna Sustentabilidade na Moda está de volta depois do
recesso de fim de ano. Para começar o ano com o pé direito, vamos falar sobre a
TOMS, uma marca de alpargatas que está fazendo a cabeça das estrelas de Hollywood
como Keira Knightley, Scarlett Johansson, Liv Tyler, Kristen Stewart, as gêmeas
Olsen e outros tantos mais.
A premissa é simples: One for One – “Um por Um”. Para cada
sapato vendido, um é doado. Tudo começou quando o fundador da
marca Blake Mycoskie, em viagem à Argentina, percebeu duas coisas: o charme das
alpargatas e a carência das crianças de certas regiões. Ele então desenvolveu
uma linha de sapatos unindo alta qualidade com todo o charme das alpargatas
argentinas, e decidiu que sua missão seria a de doar um par de sapatos para as
crianças carentes para cada par vendido. O nome TOMS é uma referência a tomorrow, “amanhã”, transparecendo as
esperanças de um futuro melhor.
A marca cresceu rapidamente,
recebendo pedidos de grandes varejistas, como a Nordstrom e a Whole Foods, para
quem criou uma coleção especial feita de material sustentável. Desde sua
criação, em 2006, a TOMS já doou mais de 2 milhões de pares de sapatos para
crianças carentes ao redor do mundo.
Um bom ano a todos!!
Texto: Ana Murad
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