Marcas de reconhecimento
internacional, sucesso de crítica e de vendas e fortes representantes do estilo
de vida no Rio de Janeiro estão no nosso roteiro do “Fashion Tracking”, um tour
por algumas das principais grifes cariocas que faremos nos dias 25 e 26 de
janeiro. Durante nosso “safári urbano”, iremos conversar
com representantes de cada uma delas sobre marketing e construção de marca.
Enquanto nos preparamos, veja aqui a
segunda parte da matéria com as marcas que vamos visitar. A primeira parte está
aqui.
Para se inscrever no Fashion
Tracking, acesse www.institutoriomoda.com.br
Osklen
A Osklen desfila desde 2003 no São
Paulo Fashion Week e, nesse ano, estreou na semana de moda de Nova York. A Osklen também foi
considerada pela WGSN uma das dez marcas mais influentes e inspiradoras do
mundo e apontada como “Future Maker” pela WWF-UK.
O outubro desse ano,
a Alpargatas anunciou a aquisição de 30% da Osklen por um valor inicial R$ 67,5
milhões. Hoje, a Osklen tem 62 lojas no Brasil e
nove fora do país, em cidades como Milão, Tóquio e Nova York. Além disso, está
presente em showrooms e multimarcas na Europa, Estados Unidos, Austrália e
Oriente Médio.
Lenny
A primeira loja foi aberta em 1995, após 10 anos produzindo biquínis para outras grifes. Hoje, a Lenny tem 18, além de estar presente em 300 pontos de vendas. A marca também exporta para países da América Latina ao Oriente Médio e tem representações no Caribe, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Portugal e Dubai.
Isabela Capeto
A romântica marca carioca Isabela
Capeto foi criada em 2003, com a inauguração de um ateliê na Gávea, Zona Sul do
Rio de Janeiro. Isabela, que já havia passado por outras importantes grifes,
como Maria Bonita e Lenny, criou uma marca cujas coleções não seguem
tendências, com peças feitas à mão e ricas em detalhes e acabamento.
A Isabela Capeto realiza
showrooms semestrais em Paris desde 2003 e suas peças podem ser encontradas em
badaladas multimarcas dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Itália e
Emirados Árabes. A expansão da grife começou em 2006, quando a primeira loja em
São Paulo foi aberta. Hoje, segundo a própria marca, a Isabela Capeto apresenta
um crescimento excepcional de 100% ao ano.
Patrícia Viera
A estilista participa do
line-up das principais semanais de moda do país desde 2004. A convite de Robert
Forrest, a marca faz showroom em Paris, Londres e Nova York. Atualmente, está
presente em 43 multimarcas no Brasil e 64 no exterior.
Dona Coisa
A loja multimarcas Dona Coisa é
uma das mais conhecidas no Rio de Janeiro e reúne grandes nomes da moda, como
Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Walter Rodrigues, além de marcas de joias e
decoração. Além disso, a Dona Coisa tem linhas exclusivas, criadas em parceria
com as marcas que vende.
A Dona Coisa foi desenvolvida com
a proposta de aliar criatividade, beleza e sofisticação em um espaço
confortável, que convida a cliente a passar seu tempo ali. Suas peças oferecem
sofisticação e o que há de mais inventivo e bem acabado na moda brasileira.
Kalimo
A Kalimo produz cerca de 10
milhões de metros de tecidos e malhas estampadas por ano. Fundada em 1982, em
São Paulo, e desde 2009 no Rio, a empresa é conhecida como uma das melhores
tecelagens do país. Além disso, a Kalimo está presente também em Fortaleza e
tem uma mais maiores e mais completas unidade fabril, com 20 mil m², em São
Paulo.
Em 2008, a Kalimo abriu o Lab K,
um núcleo de pesquisa e criação das bases, cores e estampas que serão tendência
nas próximas estações. A Kalimo é
patrocinadora do São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e algumas das principais
marcas do país.
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