Ronaldo Fraga (o próprio!), Carina Leite, gerente de produção da Ecosimple Tecidos, e Norma Velasquez, gerente geral da organização peruana Minka Fair Trade, fizeram parte da mesa de debate, que foi mediado por Lylian Berlim e Tatiana Rybalowski.
Confiram os principais pontos abordados no talkshow:
- A peruana Norma Velasquez contou um pouco do seu trabalho a frente da Minka Fair Trade, cujo principal objetivo é combater a pobreza nas regiões carente do Peru. “O processo não foi fácil e rápido. O nosso objetivo é o trabalho em conjunto de forma democrática.”, contou.
Ela também ressaltou a importância de se pensar sempre no consumidor final e o seu desejo no processo produtivo. Norma também flou sobre a necessidade de investigação dos recursos e as formas de transformar as matérias primas.
- Carina Leite comentou a importância de reaproveitamento dos tecidos não utilizados ao fim de cada coleção. “Mensalmente, recolhemos 20 toneladas de resíduos têxteis e os transformamos em novos tecidos”.
Os tecidos transformados, especialmente o pet reciclado e algodão orgânico, são destinados à indústria dos calçados e de decoração. Ela também salientou a importância da sustentabilidade social na indústria têxtil, um dos maiores motores da economia brasileira.
- Ronaldo Fraga falou sobre os novos caminhos da
sustentabilidade na moda e ressaltou a sua importância. “A transformação não
existe se não existir apropriação cultural”. O estilista também comentou o
momento positivo do Brasil no cenário mundial. “O Brasil é a menina dos olhos.
A cultura é o que temos de mais rico e a auto estima é extremamente importante
para a nação.”
Ao fim do talkshow, Norma Velasquez apresentou um vídeo com
o desfile da marca na Peru Moda. Ronaldo Fraga também nos presenteou com um
documentário inscrível, que mostrava o trabalho de sua última coleção com uma cooperativa de
Tucumã, no Pará.
Por Antonio Pedro Guido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário