Ter estilo é para poucos. E Lena Santana tem de sobra. Sua relação com a moda começou na Bahia, onde nasceu. A estilista baiana aprendeu a costurar em casa, com técnicas artesanais de costura. Já na infância Lena observava sua mãe que, pela falta de dinheiro, reaproveitava as roupas costurando-nas à mão. Nascia ali a relação de Lena com o corte-e-costura, fundamental para o trabalho que realiza hoje. Em 1989 ela foi morar no Rio e começou a trabalhar com cinema, onde conheceu um figurinista inglês, que depois de um tempo lhe disse que se ela quisesse em algum momento morar em Londres, teria trabalho lá. Começava ali sua história na capital inglesa, um dos berços da moda.
A estilista produzindo em seu Ateliê, em Londres
Lena está vivendo há mais de uma década em Londres, onde conduz cursos de moulage na conceituada University College for the Creative Arts. Também já ministrou cursos de moulage na PUC-Rio e em outras instituições importantes. Sua motivação por compartilhar experiências com profissionais e estudantes, acarretou em viagens de pesquisa pela Europa, onde se aprofundou nas principais referências que norteiam sua produção.
Ano passado a estilista lançou seu primeiro livro no Brasil chamado "Um pedaço de tecido", pela editora Cobogó. O livro é sucesso editorial na Inglaterra com o título “A piece of fabric” e foi lançado também nos demais grandes centros europeus, no Japão e na Austrália.
Lembramos que Lena Santana será a facilitadora do workshop Moulage: Espaço e Experimentação que iremos realizar nos dias 29 e 30 de julho. Para mais informações, acesse: www.institutoriomoda.com.br.
Em breve faremos mais posts sobre o assunto. Fiquem ligados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário