segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lu Gomes | Backstage

Stylist, estilista ou figurinista?

Quando eu entendi que queria trabalhar com moda, não tinha ideia de quantas opções existiam dentro dessa área. Cursei a faculdade por três anos e continuei sem saber. Lá tudo girava em torno do estilo. Quando eu falo estilo, estou falando da parte de design de moda. O projeto final era a criação de uma coleção, sem a menor base profissional  ou noção de realidade para tal tarefa.

Mas voltando ao tema...

O estilista é quem cria as peças da coleção, mas a coisa não é tão simples assim. Atrás dele geralmente tem uma equipe, não é simplesmente sentar e desenhar uns croquís com o que vier na cabeça.

É preciso realizar pesquisa de tendências, tema, perfil do público alvo, tecidos e aviamentos, cartela de cor, entre outros.

Para ser estilista não basta ser criativo, tem que ter técnica. A maioria das marcas possui hoje equipes de estilo e não apenas uma pessoa encarregada de tudo.


Quando falamos do stylist, muitas pessoas ainda acham que estamos americanizando na hora de falar do estilista, mas quem trabalha com moda sabe que os dois não têm a mesma função. Resumindo, o Stylist é quem "veste as pessoas", ele desenvolve um look a partir de determinado conceito e necessidade. Este profissional cria a imagem de moda e não a roupa. Dentro das suas funções estão ensaios fotográficos, videos, desfiles e o personal styling. 

No Brasil estamos começando a entender melhor a importância desse profissional. Infelizmente, muitas marcas acham que ter um stylist é supérfluo  afinal, é mais barato mandar alguém do estilo ir lá montar os looks. O que eles não entendem é que o stylist é aquele olhar de fora, que vem amarrar o conceito do trabalho em questão, e faz toda a diferença na hora de se apresentar a coleção.


Já o figurinista é uma mistura dos dois, mas com outro propósito. Ele trabalha basicamente em TV, cinema e teatro, desenvolvendo figurinos de acordo com a história. Esse figurino pode ser desenhado e/ou produzido, dependendo da necessidade. 




Assim como essas, existem inúmeras opções na área de moda, eu por exemplo acabei me decepcionando com a falta de habilidade como designer e acabei caindo de amores pela fotografia de moda. Dentro da fotografia e da minha pequena obsessão por moda acabei entrando também no styling.

Hoje em dia, diante de profissionais tão versáteis, será que precisamos escolher apenas um caminho?

Eu acredito que tudo se relaciona, a criação da imagem de moda pra mim não pode ser dividida, tudo se fala... luz, beleza e look. A escolha certa da modelo, da equipe, locação... tudo isso tem que ter uma sincronia, ou simplesmente não funciona. 

E qual é a importância disso tudo? Qual a necessidade de um desfile, uma foto numa revista, uma peça da sua marca em uma celebridade? Isso é o que vende roupa, e é disso que se trata essa industria. 

                                                 Lu Gomes |  www.lugomes.com | www.thefinsider.net

Nenhum comentário: