quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sustentabilidade na Moda – Você sabe o que é Algodão Orgânico?


Um termo muito falado ultimamente é o Algodão Orgânico. Mas você sabe o que significa? Sabe qual é a sua importância?
O algodão é a fibra natural mais importante que existe, sendo utilizado para diversos fins, como alimentação, suprimentos médicos, decoração e, claro, vestimentas. É um recurso renovável, mas somente se for manejado de forma responsável.
O algodão é normalmente cultivado em sistema de monoculturas com uso intenso de pesticidas. Apesar de utilizar somente cerca de 2,5% das terras agricultáveis, utiliza cerca de 20% dos pesticidas do mundo.
Entre as práticas regulares da cultura de algodão podemos citar os seguintes impactos indesejados: uso abusivo de água; diminuição da fertilidade do solo; trabalho infantil ou forçado; danos à saúde dos agricultores, entre outros. Todos estes representam ameaças à sustentabilidade da indústria de algodão e aos meios de vida das comunidades rurais que dependem desta cultura.
A prática de cultura do algodão orgânico, por sua vez, busca levar sustentabilidade ao processo produtivo.  De modo geral, culturas de algodão orgânico não utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Quem segue esta prática assume os seguintes compromissos:

·        Correto manejo e proteção dos recursos naturais;
·        Utilização de água de forma eficiente e responsável, tendo cuidados com a disponibilidade deste recurso;
·         Cuidados com a saúde do solo;
·         Cuidados com a qualidade da fibra;
·         Preservação das condições de trabalho e saúde humana.


Os ganhos com o algodão orgânico são inúmeros, desde a melhor qualidade da fibra, passando por terras agricultáveis mais férteis e duradouras, até a proteção da mão de obra envolvida.

Faça sua parte. Informe-se. Busque marcas que apoiem esta iniciativa.

Texto: Ana Murad
Imagens: Getty Images


Nenhum comentário: