quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sustentabilidade na Moda - Prêmio IDEA Brasil 2012: Coleção EcoSimple Herchcovitch

A EcoSimple acaba de conquistar, no final de setembro, o Prêmio IDEA Brasil 2012 na categoria Têxtil com sua linha de decoração feita em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. A versão brasileira do prêmio americano IDEA Awards, promovido há mais de 30 anos pelo IDSA – Industrial Designers Society of America, tem a missão de promover e valorizar o design brasileiro.

A parceria entre Herchcovitch e a EcoSimple foi firmada em 2010. Na última edição do São Paulo Fashion Week, o estilista desfilou uma coleção inspirada na tradição dos judeus ortodoxos, apresentando modelos de bolsas, chapéus, coletes e paletós em alfaiataria criados a partir dos tecidos reciclados da EcoSimple.


“Nestes dois anos, já desenvolvemos diversas opções de tecidos sustentáveis em sintonia com o estilista, que também assina coleções EcoSimple para o mercado de decoração”, afirma o diretor da marca, Claudio Rocha.



EcoSimple - Tecidos renováveis, reciclados e 100% sustentáveis para o mercado de moda e decoração.

O processo produtivo da marca inicia-se com o trabalho social feito em parceria com dezenas de famílias de baixa renda, treinadas para recolher os tecidos, separar por cor e ensacar.

Os tecidos e malhas são produzidos a partir de garrafas pet, roupas usadas, resíduos de processos e fiações, e aparas de tecidos descartados em confecções. Neste processo, materiais que iriam para o lixo são transformados em matéria prima.

As tonalidades são obtidas através das cores originais do material reciclado sem uso de corantes ou produtos químicos. Todas as aparas descartadas na produção voltam ao inicio do processo para reaproveitamento.

Por Ana Murad.

Fotos: http://herchcovitch.uol.com.br/.

Nenhum comentário: