quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sustentabilidade na Moda: Jeans Ecofriendly na Levi’s®

Quando se fala em sustentabilidade, pensa-se em controle dos impactos relacionados às diferentes fases da cadeia de produto, desde a extração, passando pela produção, distribuição, consumo, até a disposição final.

É exatamente isto que a Levi’s® vem implantando em sua gestão.


“O Ciclo de Vida do Jeans da Levi’s®” está disponível em http://store.levi.com/waterless/.

Tudo começou em 2009 quando lançou em suas calças o selo “A Care Tag for our Planet” (Uma etiqueta de carinho para o nosso planeta, em tradução livre). Nela são dadas dicas de como lavar seus jeans de forma menos impactante ao ambiente, bem como dá estímulo aos consumidores para que doe seus jeans para instituições de caridade ao invés de jogá-los fora.

Já em 2010 foi lançado o processo Water < LessTM, em que os jeans são produzidos com até 96% a menos de água que os processos usuais 42L de água no processo usual versus 1,5L para produção de um par de jeans). A empresa atesta que do início deste projeto para cá foram economizados cerca de 360 milhões de litros de água.

No vídeo abaixo, Erik Joule, SVP Merchandising e Design da Levi’s®, afirma que este projeto “é uma nova forma de pensar no processo de manufatura. É encarar o design como um ciclo contínuo de forma a garantir que os impactos sobre o meio ambiente sejam reduzidos”.


O site do projeto Water < LessTM é bastante interativo e tem várias informações legais. Nele é possível verificar o quanto você gasta de água por dia, bem como pegar dicas de como economizar água.

Modelos do Jeans Water < LessTM

Agora em Outubro, a empresa anunciou seu novo projeto, o Waste < LessTM. Neste processo serão utilizadas garrafas e bandejas plásticas recicladas como matéria prima para as fibras do jeans. Neste processo, no mínimo 20% da matéria-prima do jeans virá destes materiais reciclados. 

“Com esta coleção nós estamos fazendo nossa pequena parte ao coletar os resíduos e fazer algo novo a partir dele. Esta coleção prova que você não precisa sacrificar qualidade, conforto e estilo para dar ao fim um novo começo”, disse James Curleigh, presidente da Levi’s®. 

Os jeans Waste < LessTM estarão disponíveis para venda na coleção de Primavera de 2013, nas lojas Levi’s® do mundo inteiro e também pelo site.

Por Ana Murad.

Imagens e Vídeo: http://store.levi.com/waterless/.

Nenhum comentário: