quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concurso Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade

Conforme já contamos anteriormente aqui e aqui, no último dia 22 de Outubro foi realizada a premiação do Concurso Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade, e o nosso diretor, Roberto Meireles, esteve lá para conferir.

Levar o tema sustentabilidade para as salas de aula de cursos superiores de todo Brasil - este é o desejo do Banco Santander. Voltada para professores universitários, a iniciativa - que será continuada e ampliada - tem por objetivo incentivar, disseminar e reconhecer casos de inserção do tema sustentabilidade no dia a dia de disciplinas obrigatórias dos cursos de Administração e Economia. Com esta iniciativa, o Santander deseja promover uma mudança substantiva de patamar na consciência dos estudantes tornando-os líderes de negócios sustentáveis.

Em 2012, foram mais de 250 casos concorrentes, que geraram 32 semifinalistas e, destes, seis finalistas, entre os quais foram escolhidos e premiados três professores: Eduardo Jara, Claudio Venzke e Jacques Demajorovic. Respectivamente eles trabalharam o tema nas disciplinas Análise Estatística, Fundamento do Processo Administrativo e Introdução à Teoria Geral da Administração. Os três receberam como prêmio uma bolsa para estudar empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos.

Os três premiados junto com executivos do Santander e Marina Silva, ex ministra do Ambiente

Após abertura do evento pelo Presidente do Conselho Administrativo do Santander, Celso Giacometti, a Senadora Marina Silva foi convidada para fazer a palestra inicial do evento.

Em seu emocionante e inspirador discurso, Marina levantou temas como a crise civilizatória por que passamos hoje e a crise de valores em seu cerne; as dimensões da sustentabilidade; e o desenvolvimento sustentável como forma de ser, como ideal de vida.


Marina afirmou que a crise civilizatória por que passa a humanidade é resultado da combinação das crises ambiental, política, econômica e social que marcam o nosso tempo, oriundas de visões equivocadas. Entretanto, a crise dos valores está subjacente a todas as demais e é ela que faz com que sacrifiquemos os recursos de milhões de anos em nome de lucro de poucas décadas. O que é melhor para os interesses do momento tem sobrepujado o que é melhor para a humanidade no longo prazo.

Marina colocou que as Nações Unidas tratam o desenvolvimento sustentável em quatro dimensões: social, econômica, ambiental, e cultural. Marina adicionou ainda mais três dimensões: ética, política e estética.

São os ideais identificadores de uma sociedade que a movimentam, pontuou Marina. “Se no passado lutamos pela liberdade para fazermos no futuro o mundo que desejávamos, hoje usamos a liberdade para lutar por um futuro”, disse a ex-Ministra do Meio Ambiente.

São as escolhas que fazemos, e não as opções (estas já existem, as escolhas podem ser criadas), que determinarão nossa maneira de ser e o novo ideal identificador desta geração. É a Educação que fará esta ligação.  

Após o discurso de Marina os finalistas puderam apresentar seus projetos. Os temas premiados foram:

Claudio Senna Venzke (UNISINOS): Fundamentos de Sustentabilidade no Processo Administrativo;
Eduardo Jarra (UDESC): Do Senso Comum ao Bom Senso;
Jacques Demajorovic (FEI): Inserção da Sustentabilidade na Formação de Administradores de Empresas.

Para conhecer melhor os Projetos visite o site: http://praticasdeeducacao.universia.com.br/.


Ao final do evento, Marcial Portela, Presidente Executivo do Santander Brasil, subiu ao palco para encerrar os trabalhos, aproveitando para informar que – naquela data, 22 de Outubro - o Santander Brasil foi eleito pela revista Americana Newsweek como a "empresa mais verde do mundo".

Por Ana Murad.

Fotos: Santander Brasil & Newsweek.

Nenhum comentário: