segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Paraty Eco Fashion 2012 - Participação do Rio Moda

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Rio Moda contribui com o Instituto Colibri na realização do Paraty Eco Fashion, que teve como principais objetivos o estimulo à Moda Sustentável e divulgar conceitos e produtos que contribuem para a sociedade. O Rio Moda foi responsável por realizar a curadoria da Mostra de Projetos de Moda e Design Sustentáveis.

Em harmonia com a proposta mais ampla do evento, a mostra procurou contribuir como estímulo à moda social e ambientalmente sustentável, ao valorizar saberes tradicionais sobre materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, incluir populações periféricas no processo de produção da moda, e debater sobre princípios éticos e estéticos da moda contemporânea.


Em 14, 15 e 16 de setembro de 2012, depois de um processo de elaboração assistida que levou cerca de três meses, seis grupos de estudantes de Moda e Design expuseram seus trabalhos na Casa da Cultura de Paraty, encantando os participantes do evento e o público em geral.

Participaram da mostra estudantes com matrícula ativa em cursos superiores nas áreas de Moda e Design, que se dispuseram a desenvolver projetos e/ou pesquisas que contemplassem sustentabilidade em sua cadeia produtiva. Professores e profissionais de Moda e Design contribuíram como orientadores dos projetos.



A mostra destacou a criatividade e os talentos que valorizaram os saberes e fazeres das culturas tradicionais e que, sobretudo, utilizaram técnicas e matérias primas ecologicamente sustentáveis no projeto e confecção de peças de vestuário, acessórios, utensílios e peças decorativas.


Seguindo um sistema ponderado de atributos diversos e com a colaboração da Professora Lilyan Berlim, a análise dos projetos submetidos dentro do prazo estabelecido no cronograma da mostra levou em conta:

- encaixe nas categorias especificadas;
- qualidade dos croquis;
- precisão das fichas técnicas (que orientam reprodução);
- clareza do texto de suporte;
- grau de interação com a comunidade / associação;
- impacto econômico potencial;
- qualidade do acabamento das peças piloto; e
- emprego de materiais naturais, recicláveis e/ou de manejo sustentável.


Na manhã de sábado, 15 de setembro, os grupos compartilharam suas experiências mediados por Alessandra Marins e Roberto Meireles, revelando as etapas por trás das peças expostas naquele momento no pátio da Casa da Cultura. O resultado de um processo tão estruturado não poderia ter sido melhor, o que indica haver caminhos possíveis na conciliação entre criatividade e tradição, entre autoria e traços comerciais, entre moda e sustentabilidade.

Um comentário:

MistiChill disse...

Muito obrigada pela info!
e parabéns!