terça-feira, 18 de setembro de 2012

As princesas da CDD

Há dois meses, o sistema FIRJAN e o programa SESI Cidadania lançaram o desafio de realizar uma coleção feita manualmente por costureiras da cooperativa OSAMI (Obra Social de Apoio ao menor e ao Idoso), sediada na Cidade de Deus e que ajuda a reinserir na sociedade a população carente (mulheres, crianças e idosos) através de iniciativas filantrópicas.

Sob a coordenação da equipe do ModaFusion (a estilista Gabriela Mazepa e a consultora de moda Nadine Gonzalez), foi criada uma coleção inspirada nas histórias e tradições de uma das comunidades mais conhecidas do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus, e que homenageia a Princesa da Dinamarca, Mary. Denominada "As Princesas da CDD", a coleção se inspira no cotidiano de cada uma das princesas: das costureiras da CDD do Brasil à Princesa da Dinamarca, que está de passagem no Brasil, revelando uma coleção solidária, que mostra que a moda não tem fronteiras e consegue unir as pátrias.

Princesa Mary, da Dinamarca: visita ao Rio de Janeiro e homenagens na Cidade de Deus


O trabalho muito bem realizado pela equipe do ModaFusion junto com as costureiras da CDD resultou em peças onde são utilizados tecidos de malha de PET (garrafas plásticas recicladas) que se combinam com matérias mais nobres como cetim, crêpe e mousseline de seda. 


As cores das peças refletem um Rio de Janeiro iluminado pelo sol tropical, passando do amarelo profundo durante o dia até se pôr em um degradé de laranja que oferece um visual inesquecível ao misturar-se com as telhas e lajes que se multiplicam pelas ruas da Cidade de Deus. Técnicas artesanais também se destacam pelos detalhes sobre cada peça.



E o resultado de todo esse projeto especial é que amanhã, quarta feira, dia 19, haverá o desfile oficial desta coleção. A partir das 11 da manhã, com a presença ilustre da Princesa Mary da Dinamarca, meninas da Escola e Agência de modelos Lente Dos Sonhos desfilarão com as roupas da coleção numa passarela montada em frente ao Centro de Referência à Juventude da Cidade de Deus.

Uma oportunidade única para quem deseja conhecer uma das comunidades mais conhecidas e acolhedoras do Rio de Janeiro, além de poder conferir de perto este trabalho tão especial feito por costureiras muito talentosas!

Nenhum comentário: