Dessa forma, adotar moda é um hábito, um costume, algo que é parte integrante da cultura em que estamos inseridos, que nos distingue de outros seres e, por assim ser, não deixa de ser uma forma de arte, de expressão, estando assim diretamente relacionado ao campo dos desejos, do simbólico e do imaginário.
Essa breve introdução a respeito dos conceitos de moda e vestuário serve para nos ajudar a entender o marketing orientado para negócios de moda. Clientes consomem a moda não porque precisam no sentido literal da palavra, mas sim porque querem fazer parte de algum tipo de universo, querem ter acesso ao novo, à tendência, querem comunicar algo ao mundo, querem diferenciar-se uns dos outros.
Assim, na indústria da moda o marketing deve estar orientado para o atingimento dos objetivos das suas empresas, devidamente aliado à criação e satisfação do sonho, do desejo. Através de uma marca sólida e que remeta a um lifestyle atraente ao seu público alvo, consegue-se fidelizar clientes, que passam a enxergar não só os produtos em si como também toda uma ambientação e identidade.
Um bom exemplo de marketing de moda muito bem sucedido é o da marca Ralph Lauren. O estilista foi responsável por trazer aos EUA uma sensação de passado nobre que na verdade não existiu para os americanos. Logo, a identidade da sua marca tem um apelo tão forte ao nobre e ao tradicional, que as pessoas ansiosas por esse tipo de sentimento acabam por querer adotar o lifestyle da marca e, assim, acabam trazendo para dentro de suas vidas roupas, artigos de decoração e acessórios Ralph Lauren.
Outro grande exemplo de marketing bem sucedido é a Daslu. Pioneira em muitos aspectos no Brasil, a marca foi uma das primeiras a trazer grandes nomes internacionais ao país, e além disso uma das primeiras a praticar o marketing de relacionamento, onde cuidado e atenção personalizados com cada cliente são considerados essenciais. O ambiente de compra da Daslu, similar a uma loja de departamento aos moldes internacionais, garante ao consumidor uma experiência de compra completa, já que além da moda, a marca encarrega-se de agregar experiências em diversos âmbitos do lazer como viagens, decoração, gastronomia, entre outros.
A marca também foi uma das primeiras a elaborar uma revista onde os consumidores encontravam não apenas editoriais com artigos da marca, como também dicas de tendência, lugares, e tudo mais aquilo que circunda o universo de uma "dasluzete". E por falar em "dasluzete", esse termo nada mais é do que um desdobramento de um marketing tão bem sucedido, que naturalmente se criou um termo para se referir às meninas que possuem o estilo e identidade da marca, fazendo com que a Daslu se tornasse uma referência de moda ainda maior.
Se interessa pelo tema? Deseja se aprofundar ainda mais neste assunto? O Rio Moda realizará nos dias 23 e 24 de março o workshop Marketing para Negócios de Moda, que será facilitado por Roberto Meireles, diretor do Rio Moda e que possui forte atuação na consultoria nas áreas de Moda, Marketing e Organizações.
A ideia é debater sobre casos de empresas de Moda, tanto fabricantes, como atacadistas e varejistas, discutindo com os participantes as especificidades do marketing aplicado ao setor.







Nenhum comentário:
Postar um comentário