segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estamparia: uma mistura de várias referências

Nós, do Instituto Rio Moda, ficamos super felizes quando descobrimos que nossos workshops contribuíram bastante para a carreira profissional dos participantes.

É o caso da designer Fernanda Vallois, que atualmente trabalha na Espaço Fashion, participando do desenvolvimento de estampas corridas e localizadas, entre outros projetos. Nossa equipe entrevistou ela e nesta conversa, Fernanda nos contou um pouco sobre o seu trabalho e ainda nos revelou que o workshop de Estamparia, que ela participou em 2010, foi decisivo para a sua carreira.

Fernanda formou-se em em Comunicação Visual pela UFRJ

Fernanda ainda atua paralelamente como freelancer para empresas como Toulon e Cantão. Já trabalhou na Redley e na Wöllner, mas também já vendeu sacolés e brinquedos paraguaios, produziu show do Skylab e pintou o cabelo da mãe de verde (rs!)

Confira abaixo o bate papo que tivemos com ela!

            Rio Moda - Você sempre quis trabalhar com estamparia? Como surgiu o seu interesse em trabalhar nesta área?

            FernandaNão foi uma coisa que eu sempre almejei, apesar de amar trabalhar com isso. Meu interesse sempre foi em criação, focada em design gráfico. Meu envolvimento com estamparia acabou acontecendo, pois encontrei neste trabalho uma forma muito interessante de aplicação do trabalho do designer gráfico.

Estampa desenvolvida por Fernanda para a coleção verão 2012 da Redley, feita a partir de impressões de listras no papel


                     Rio Moda - Da onde vem a sua inspiração para realizar este trabalho?

                     Fernanda - O processo de criação de estampas é muito amplo e a inspiração pode ser literalmente qualquer coisa. Desde uma poeira até um castelo. Pode ser uma mistura de várias referências que se relacionam diretamente - ou não - entre si, ou então a coisa mais singela do mundo.

                      Rio Moda - O quanto foi fundamental para a sua carreira profissional, participar do workshop de Estamparia, em 2010, com a Celaine Refosco, realizado pelo Rio Moda?

                       FernandaO workshop de Estamparia que participei com a Celaine Refosco foi o meu primeiro contato profissional com este universo. Foi através dele que consegui meu primeiro estágio nessa área, o que desencadeou em uma série de trabalhos, que rendem frutos até hoje.

Desfile da Espaço Fashion na edição de Inverno 2012 do Fashion Rio


                        Rio Moda - O que representa para você o fato do seu trabalho estar presente no Fashion Rio? 

                        FernandaFoi muito gratificante e surpreendente! Realmente não esperava, mas as estampas acabaram casando perfeitamente com o tema e com a proposta da coleção. Foi maravilhoso poder ver o resultado do trabalho na passarela. 

Trabalho de Estamparia desenvolvido para o desfile da coleção inverno 2012 da Espaço Fashion a partir de distorções de fotos antigas do Rio
                    
                       Rio ModaFalando no desfile, qual foi o pensamento por trás da criação das estampas? 

                       Fernanda - As estampas surgiram de um grande estudo, do que seria adequado trabalhar como imagem do Rio de Janeiro. Primeiro, toda a equipe de criação produziu um grande board com referências da cidade, com enfoque na influência do movimento art déco no Rio. Depois disso, começamos a fazer os estudos, e existem dois grandes grupos de estampas: um parte da desconstrução dos desenhos de pedra portuguesa que vemos pela cidade, dando aos mesmos, novas formas e interpretações. 

Os gráficos PB foram obtidos a partir da desconstrução de desenhos em pedra portuguesa, projetados por Burle Marx

O outro grupo foi pensado a partir de imagens antigas do Rio, quando ele era ainda mais verde e menos urbano. Essas imagens sofreram interferências digitais de erros de processamento de imagens no computador, e o que a princípio seria um problema, virou um efeito bem vindo e aliou-se as imagens antigas para compor esse bloco da estamparia do desfile. 

                       Rio ModaVocê também se envolveu na criação do convite do desfile. Como foi isso? Existe uma relação direta entre a estética do convite e a apresentada na passarela?

                        FernandaO convite foi concebido em conjunto com Bernardo Pecci e Daniel Barreto, que também fazem parte da equipe de design da Espaço Fashion. Ele segue o mesmo pensamento do grupo das estampas de paisagens, ou seja, uma interferência contemporânea sobre uma base antiga. Utilizamos, da mesma forma, imagens antigas do Rio de Janeiro, de forma aleatória - cada convite apresenta imagens e crops diferentes. O texto foi silkado por cima com tinta dourada metalizada, fazendo um link com um dos blocos que aparece no desfile. 


                       
Para saber mais sobre os trabalhos que Fernanda realiza, acesse o site dela!

E se você se interessa pelo tema, em março nós realizaremos o workshop de Estamparia com a Equipe da La Estampa! Super oportunidade! Traremos mais informações em breve!

Um comentário:

Malu disse...

Lindos trabalhos de estampa! Adorei a estampa inspirada nas pedras portuguesas!!