segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Branding: uma questão de marca

Como todos nós, as marcas precisam de uma identidade, de um perfil e definir tudo isso é praticar o branding.

Engana-se quem acredita que branding e marketing são a mesma coisa. No marketing, define-se as formas de comunicação, estratégias de venda e desenvolvimento do negócio. Já no branding, o profissional trabalha estratégias para atrair o consumidor para a marca; é a comunicação que torna a marca óbvia como solução para o comprador, atrai o consumidor e não só pelo diferente, que sempre ajuda, mas por ser relevante e resolver o problema.



A imagem da marca é apenas a “ponta do iceberg”, ou seja, por baixo dela existem muitas outras coisas. E o que é essa pontinha de iceberg? Uma promessa de sonho, a venda de algo que você procura, além de ser relacionado a cultura local (ou mundial).

Explicando melhor, a marca lhe apresenta uma imagem sedutora, que faz com que você queira consumir aquele produto, faz com que você considere aquele produto extremamente necessário na sua vida. Ela, a imagem, costuma trazer consigo um estereótipo, que quando aparece, você logo procura um significado.


Toda marca precisa de uma identidade, ou seja, um conceito que se repete várias vezes até formar uma imagem, uma verdade. Muitas vezes, é a repetição de uma mesma imagem, causando uma imortalidade.


Usando Karl Lagerfeld como exemplo, ele inova os materiais, mas a imagem da Chanel continua a mesma, imortalizada. Ao pensar em pérolas, as icônicas bolsas em matelassê, logo lembramos de Coco Chanel. Ela conseguiu imortalizar suas criações, cercou-se dos melhores profissionais, criou um ambiente próprio para vendas, com a personalidade da marca.



Se Lagerfeld tentasse tirar a identificação da marca, ela perderia o seu sucesso. Assim como acontece com a estampa em zigue-zague da Missoni, as bolsas Balenciaga, as caveiras Alexander McQueen, a Birkin e os carrés da Hermès. Todos possuem identidade, são icônicos. 

Resumindo: ao criar o perfil da marca, primeiro, definem o público alvo, depois analisam o que o cliente gosta de usar, comer, ler, ouvir, aonde ele gosta de ir, as lojas que ele compra, etc. Após tudo isso definido, escolhem aonde ficará localizada a loja ou o que quer seja. Escolhem as ações da marca. Todo esse processo complexo e longo, é chamado de branding.


Se interessou pelo assunto? Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro realizaremos, em parceria com a FARM, o workshop Branding e Processo Criativo de Coleção, na fábrica da marca! Os participantes terão a oportunidade de conhecer todo o processo de criação da marca carioca!


Para se inscrever, acesse nosso site. Últimas vagas!


Nenhum comentário: