quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A arte de fazer estampas

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro o Rio Moda realizará o workshop de Estamparia. Para esta edição, fechamos uma parceria com a La Estampa, que disponibilizará uma equipe para facilitar o workshop. O máximo, não?

A La Estampa é uma empresa especializada na criação e no desenvolvimento de tecidos e estampas para as principais marcas brasileiras.

O objetivo deste workshop será a discussão sobre o cenário do mercado de estamparia, as técnicas deste segmento, além dos diferentes processos criativos da estamparia têxtil no Brasil e no mundo. E a partir de hoje publicaremos posts com conteúdos que serão abordados no workshop. 

O tema de hoje é a diferença entre Estamparia Cilindro e Estamparia Digital.

O processo de Estamparia Cilindro se utiliza de anéis de metal e cilindros de níquel com diferentes perfurações nos desenhos da estampa. Cada um dos cilindros corresponde a diferentes cores do desenho, formando inúmeras padronagens (veja na imagem abaixo). A estamparia de cilindros geralmente é utilizada quando a quantidade de tecido a ser estampada é muito grande e com curto prazo para sua execução. É o processo considerado mais prático e rápido.



Estamparia Digital é o processo de estamparia onde uma máquina semelhante a uma impressora gigante imprime diretamente no tecido um desenho digital. Do computador para o tecido.

Neste processo são dispensados a fabricação de quadros e cilindros. Ele possibilita a produção em pequena escala, sendo possível estampar um único metro se necessário. A alta resolução dessas “impressoras” de tecido permite a impressão de fotos através da estamparia digital. Este processo eliminou alguns custos, porém seu valor é três vezes maior que os convencionais porque a tinta usada é extremamente cara.



Sua aparência após estampado é a de quadricromia. Suas cores são formadas pelos pixels em jatos de tinta e podem ser estampados praticamente todos os tipos de desenhos que se desejar.

Este processo é o considerado mais lento e por este motivo é usado para desenhos difíceis, com inúmeras cores, desenhos fotográficos, exclusivos ou de pouca quantidade. Porém, a qualidade é excelente e o toque é somente o do tecido.

Fonte: Bastida e Fashion Bubbles

Para quem se interessa, este workshop será uma oportunidade única para aprender sobre Estamparia com uma equipe que entende tudo sobre o assunto!

Para inscrever-se, acesse: www.institutoriomoda.com.br

Nenhum comentário: