segunda-feira, 11 de julho de 2011

Viagem de Estudos a Londres: História, Vanguarda e Moda

Como já havíamos postado anteriormente, o Rio Moda realizará uma viagem de estudos a Londres, que será conduzida por ninguém menos que Lena Santana, uma das mais conceituadas estilistas brasileiras, há mais de uma década vivendo na capital inglesa. Hoje preparamos um post com as principais informações, roteiro e objetivos da viagem.

A viagem acontecerá entre os dias 7 e 17 de outubro. O principal objetivo é misturar a História da Moda com o estudo da história da cidade, dos estilistas, da sociedade e dos períodos artísticos que influenciam a Moda até hoje. Escolhemos Londres por ser a cidade referência em Design, Arte e Moda.

Uma vista linda do Big Ben, em Londres


Queremos alimentar o processo criativo nos campos da Moda e do Design, ampliando o repertório de idéias, através de programas culturais específicos, desenvolvendo um olhar mais crítico nos participantes.

Os locais programados para visita incluem a Tate Modern, o Victoria and Albert Museum, a Saatchi Gallery, o Fashion and Textile Museum, a Camden Town, a Royal Academy of Arts, o Design Museum, além de caminhadas por roteiros que representam a vanguarda da moda e do consumo alternativo, como o charmoso mercado de Portobello Road.

Abaixo, confira algumas fotos destes locais:


A Tate Modern é a galeria de arte moderna mais visitada do mundo, com cerca de 4,7 milhões de visitantes por ano




Este é o Fashion and Textile Museum, um Museu de Moda em Bermondsey, sul de Londres, criado por Zandra Rhodes


A Camden Town é conhecida pelos seus mercados e associada às culturas pop e alternativa do Punk e do Gótico. É uma das zonas mais interessantes de Londres

Com frequência, estudantes e profissionais de Moda viajam para alimentar seu processo criativo, mas estas viagens resumem-se a confirmar vitrines, visitar lojas e comprar modelos que serão localmente adaptados para a estação seguinte, além de intermináveis sessões de fotos de peças e looks. A proposta do Rio Moda visa ir além disto: o objetivo é ampliar a visão cultural dos participantes.

Será uma oportunidade única!

Em breve, teremos mais informações sobre a Viagem de Estudos! Fiquem ligados!

3 comentários:

francine costa disse...

Olá! Para participar desta viajem de estudo é necessário ser aluno? ou ela é aberta? Obrigada!!!

Instituto Rio Moda disse...

Olá, Francine! Ela é aberta à todos que tenham interesse em participar. Você gostaria de nos passar seus contatos para receber mais informações sobre a viagem? Você pode escrever para giulia@institutoriomoda.com.br ou nos ligar para 25239975 e pedir para entrar em contato com Giulia ou Mariana. bjs Mariana

Luísa Neves disse...

Muito legal a iniciativa!
Deve ser uma viagem e tanto!
adorei.
bjs
www.oh-myfashionblog.blogspot.com