quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rio Moda Indica - Livro "Arpoador", de Marcos Bonisson

Uma fábula com imagens de um Arpoador distante dos cartões postais. No lugar da pedra que invade o mar separando a Praia de Copacabana, dos espaços de areia, do céu e da vista magnífica de toda a orla de um dos recantos naturais que melhor representam o estilo de vida carioca, o fotógrafo Marcos Bonisson construiu paisagens particulares em sua lente. E o resultado disto está reunido em seu livro "Arpoador", recém-lançado pela editoria Nau.

Ao folhear o livro, você se depara com 58 fotos em preto e branco que revelam ângulos inusitados do Arpoador e que deixam de lado o clichê de "praia turística" e, no lugar, mostram um território desconhecido e, ao mesmo tempo, sombrio e misterioso. São imagens impactantes que já nos fascinam no primeiro olhar!


É uma praia bem diferente da que conhecemos. A atmosfera das fotos nos remete a um ambiente nebuloso, cinzento. É que Bonisson fez questão de realizar pequenas interferências para descrever seu percurso. Ele não fotografou o local somente.

O artista afirma que tem uma relação afetiva e emocional com o Arpoador, pois foi um dos lugares que mais frequentou a vida toda. Abaixo, confira algumas fotos do livro:




O livro apresenta diferentes séries fotográficas produzidas por Marcos Bonisson a partir de um trabalho iniciado em 1997 de fotografar o Arpoador: Balada do Corpo Solar, Zig Zag, Contornando Poças, Pedras de Toque, Bolhando, Aquarpex, Topológica etc. Além das imagens em branco, belissimamente impressas, o livro traz também estudos de colagens, maquetes, desenhos e diagramas, realizados no período de 2001 a 2011 (e impressos em 4 cores).


Marcos Bonisson tem 52 anos, é carioca e professor de artes visuais no Ateliê da Imagem. Muitas de suas fotos do livro já foram expostas no Brasil e no exterior. Alguns de seus trabalhos fazem parte das coleções do Museu de Arte Moderna do Rio e da Maison Européenne de la Photographie, em Paris. Há dez anos, sua obra é representada no Rio pela galeria Artur Fidalgo.

Para mais informações sobre ele, acesse: http://www.ateliedaimagem.com.br/professores.php?c=70

Nenhum comentário: