terça-feira, 28 de junho de 2011

Entrevista com Renata Rubim

Renata Rubim é designer de superfície e consultora de cores, e desde os anos 80 se mantém como referência no setor. Confira abaixo a entrevista que fizemos com essa incrível profissional:
  

       Rio Moda - Renata, você é tida como uma das responsáveis pela introdução do termo design de superfície no mercado brasileiro. O que te levou para este caminho profissional? 

       Renata - Na realidade eu sempre, desde muito pequena, queria fazer o que faço. E desde o começo da minha vida profissional me encaminhei para algumas áreas do design de superfície: design têxtil, de papéis, cerâmico. Mas só fui descobrir o nome Surface Design quando cheguei na Rhode Island School of Design com uma Bolsa Fulbright (1985). Lá fui encaminhada para o departamento de surface design. E, na mesma hora que a minha orientadora pronunciou essas 2 palavrinhas mágicas, me dei conta que era esse mesmo o significado do meu universo e nada mais :)

Portanto, eu sou responsável apenas por ter "importado" a denominação.

       Rio Moda - Um dos elementos mais admirados no seu trabalho é o uso da cor com maestria e critério. Você, inclusive, presta consultoria sobre o tema para clientes dos mais diversos tipos. Quais seriam as principais questões que você considera fundamental levar em consideração no desenvolvimento deste tipo de projeto? 

       Renata - Bem, eu acho que cor é assunto de especialista, assim como som, medicina, esporte, literatura, etc. Não existe amador médico, nem afinador de instrumentos amador. Todo mundo é profissional porque estudou a matéria pela qual é apaixonado. Ou seja, você se especializa naquilo que te encanta e que você se aprofunda porque tem interesse. Então, quem vai trabalhar com cor tem que entender e saber cor.

Pode-se dar dicas, assim como o médico dá dicas de viver melhor, mas são só dicas.
Cor é uma questão de "afinação" : tem que ter o tom certo para cada situação. 

       Rio Moda - O que te inspira e te renova para realizar sempre trabalhos tão
encantadores e cheios de frescor?
 

       Renata - Paixão total pelo que eu faço. Não sou regida pelo $, não funciono assim. Me encantam os patterns, as cores, as texturas. Me interessa muito a vida do planeta e de seus habitantes e talvez por me sentir uma espécie de "ativista" do design é que não perco o frescor :)

       Rio Moda - Nós, do Rio Moda, adoramos o conteúdo do seu site, www.renatarubim.com.br, pois além de poder conhecer mais sobre o seu trabalho, encontramos lá sugestões bibliográficas e links muito legais sobre cores e design de superfície, você poderia destacar os seus preferidos para nossos leitores? 

       Renata - Sem dúvida: www.designboom.comwww.marimekko.com e o blog Padronagens & Afins, do Wagner Campelo (daí do Rio).

2 comentários:

Wagner Campelo disse...

Muito obrigado por indicar o meu blog, Renata. Ótima a entrevista!

Maria Alice Miller disse...

Ótima entrevista, adorei!