sexta-feira, 4 de março de 2011

Workshops Planejamento de Vendas e Planejamento de Compras

Workshops Planejamento de Vendas

O Instituto Rio Moda realiza em 31 de março, 7 e 14 de abril, das 18h às 22h, o workshop Planejamento de Vendas, com Leonardo Marques.
O workshop tem como objetivo qualificar o participante para a construção de uma previsão de vendas no varejo de moda através de ferramentas modernas qualitativas e quantitativas, trazendo à tona as limitações do senso comum e as armadilhas cognitivas neste ramo do conhecimento. Com isto o participante terá mais chances de não cair nestas armadilhas no seu dia-a-dia, selecionando adequadamente o método de planejamento de venda a partir das características do produto.



Workshop Planejamento de Compras

Nos dias 30 de Junho, 07 e 14 de Julho, das 18h às 22h, ocorrerá o workshop Planejamento de Compras, também com o facilitador Leonardo Marques.
Tem como objetivo, capacitar o participante na construção de um planejamento de compras para o varejo de moda e no uso de indicadores de acompanhamento da execução do planejamento.


1) Sabemos que numa empresa pequena muitas vezes um profissional que faz o planejamento de compras é o mesmo que faz o planejamento de vendas, muitas vezes o próprio empresário.
Qual o perfil ideal para a contratação de profissionais distintos para esta função?


Em Moda, mesmo em empresas maiores, é comum o acúmulo das duas funções na mesma pessoa, mas o profissional deve ser capacitado nos dois conhecimentos, que se complementam.
A pessoa deve equilibrar um lado comercial - mix e faixas de preço, visão de mercado, visita às lojas e à concorrência - com um lado mais "planilheiro" - para ser capaz de colocar os números para trabalhar para si, e não o contrário.



2) Para um estilista que trabalha em uma grande empresa devidamente segmentada com profissionais para todas as áreas, qual a importância do workshop de Planejamento de Compras e de Planejamento de Vendas para interagir com estes profissionais?

A interação entre Estilo e Compras é permanente, e deve haver respeito e admiração mútua. Um bom profissional de Planejamento e Compras precisa estar atento às tendências de moda, mesmo que não esteja viajando todo semestre. Da mesma forma, um bom Estilista que tenha uma base de planejamento consegue impor respeito e melhorar o diálogo e a capacidade de defender produtos, sabendo posicioná-los no mix, com relação às curvas de qualidade / preço / quantidade. O Estilista também deve ser capaz de analisar o desempenho de um produto para aprender e evoluir continuamente na sua próxima coleção. Moda depende de Venda. Não é arte pura.

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