terça-feira, 1 de março de 2011

Workshop Descomplicando a Modelagem

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro e com o apoio da Universidade Veiga de Almeida, o Instituto Rio Moda realizou a primeira metade do Workshop Descomplicando a Modelagem facilitado por Rita Comparato estlista, sócia e modelista da Neon, marca reconhecida por suas roupas incríveis, seus grandes kaftans e suas estampas inacreditáveis.
Nestes dois primeiros dias, Rita compartilhou conosco sua experiência na Neon e em outras marcas como Cori e Alexandre Hercovich, tendo iniciado o desenvolvimento de uma modelagem básica com todas as participantes. Cada uma pôde construir sua base de modelagem partindo do seu próprio corpo. A partir das bases construídas, foram sendo observadas e ajustadas as incorreções técnicas, desde a obtenção inicial das medidas até o desenho das modelagens com réguas retas, curvas e muita sensibilidade. As 25 participantes puderam observar os caminhos de criação umas das outras e, com isso, tiraram dúvidas e chegaram às suas próprias conclusões.


O segundo dia de workshop foi o dia de montar as bases em morin para construir os protótipos. Foi a hora de rever como o tecido interage com o corpo e quais os defeitos que aparecem na modelagem quando ela é transferida para o tecido. Novamente, Rita acompanhou participante a participante, com o respectivo modelo em cada corpo, enquanto todas podiam observar o tira-dúvidas em conjunto.


Para a segunda etapa do workshop, em março, as participantes estarão de volta com seus próprios desenhos e suas bases de modelagem devidamente corrigidas, para colocar suas criações em prática - como é a marca do Instituto Rio Moda. De estudantes de moda, design e modelagem a profissionais já mais maduras, passando por estilistas de empresas como Animale e Renner, todas as participantes já estão trabalhando para interagir na próxima etapa. Rita Comparato promete coordenar momentos incríveis, descomplicando a modelagem na cabeça de muita gente e abrindo novos horizontes para suas próprias construções.



Foram dois dias intensos de muuuito trabalho e as participantes trabalharam à exaustão. Mas a Petit Noir Brigadeiros Gourmet, da estilista Celina Aguiar, apoiou o Instituto Rio Moda, presenteando-nos com uma incrível e saborosíssima dose de energia com seus belíssimos e maravilhosos brigadeiros. Hummmm ! Agora foi complicado, ninguém resistiu a tanto sabor.

Contato Petit Noir Brigadeiros Gourmet: celina_aguiar@hotmail.com

Nenhum comentário: