sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Workshop de Estamparia - Celaine Refosco


No dia 26 de novembro aconteceu o workshop de Estamparia com Celaine Refosco, mais uma vez no incrível espaço da Tendenze em São Cristovão.

Para entender um pouco mais do que rolau nesse workshop Celaine respondeu algumas perguntas:

1) Em sua opinião, qual é o papel da estamparia no cenário da moda atual?

Justamente por ter rompido os limites da moda a estamparia é tão importante hoje. Seu papel cria possibilidade estética, portanto é amplo, maior até mesmo do que a capacidade de criação e produção que temos organizada.

2) Em que extensão o emprego de estampas pode causar impacto na estratégia de uma marca de Moda?

Uma vez definido o uso de estampa como estratégia de posicionamento de marca

3) Quais aspectos envolvem a criação e realização de uma estampa?

Conhecimento técnico, capacidade estética e conhecimento de mercado.

4) Existe no Brasil algum padrão que diferencie o processo de criação de estamparia do restante do mundo?

Tecnicamente nenhuma diferença. As diferenças são relacionadas a processos econômicos e sociológicos. Atualmente é mais barato estampar na Ásia, portanto, estampa-se com muito mais cores por lá a preços mais razoáveis. Mas as capacidades técnicas são as mesmas que temos aqui.

5) Você acredita que as origens diversificadas e multiculturais do Brasil influenciam no processo criativo das estampas?

Infelizmente não, mas acho que este é justamente um quadro que deve ser revertido. Por isso crian-se iniciativas para o estudo do assunto. A falta de formação profissional desde os anos 70, entre outros fatores, criou uma lacuna no Brasil. Atualmente há mais demanda do que desenhistas de estampa. E sem dúvida há muito mais capacidade técnica disponível do que condição estética. Por isso me empenho tanto em realizar cursos como este que planejei para o Rio Moda.

Nenhum comentário: