quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Workshop de Marketing Sensorial


Nos dias 17 e 18 de Setembro realizamos o workshop de Marketing Sensorial com Sylvia Demetresco. Este evento aconteceu no incrível showroom da Kalimo, em Ipanema.

Sylvia respondeu algumas perguntas divulgando um pouco mais do conteúdo desse workshop.

1) Qual é a importância do “visual merchandising” na hora de posicionar uma marca no varejo de moda?

Hoje em dia na Europa e nos EUA não existe posicionar qualquer marca ou produto no mercado sem ter lado a lado com o marketing o estudo do merchandising e do visual merchandising. È uma profissão que cresce muito e onde os salários são muito bons. Os VMs tornam-se a mão direita do marketing....e não só na moda, nos setores de alimentos, supermercados, acessórios, automotivo, relógios e jóias.

2) Que aspectos envolvem o marketing sensorial dentro de uma loja?

Tudo faz parte do marketing sensorial: a iluminação da loja, o perfume ambiente, o toque das roupas nas araras, a sensação do piso, a temperatura do interior da loja, as embalagens e muito mais nos detalhes de cada canto comercial.


3) Você considera que uma boa “estratégia” de marketing sensorial possa ser tornar o grande diferencial de uma marca?

Sim, a estratégia é estudar tudo que rodeia o consumidor de uma marca, seus produtos e o espaço comercial. As vezes há até um exagero em como resolver detalhes de som ou de perfume que muda muito, por exemplo, ou que é forte demais, mas isso deve ser bem estudado para não acontecer. Mas no mundo todo essas estratégias estão presentes e fortes.

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